Tuesday, November 09, 2010

O Balão do João

Teste do balão virtual evita posts embaraçosos

Se já partilhou alguma coisa no Facebook depois de ter bebido uns copos, é provável que tenha vindo a arrepender-se. A pensar na sua vida social, uma empresa lançou uma espécie de teste do balão virtual, que o obriga a dar provas de sobriedade antes de o deixar submeter um post. VEJA O VÍDEO

15:01 Segunda feira, 8 de Nov de 2010

O programa, o Social Media Sobriety Test (em tradução, o Teste de Sobriedade para as Redes Sociais) é gratuito e propõe-se evitar-lhe alguns embaraços. Criação da empresa especilizada em segurança online Webroot, este programa permite ao utilizador estabelecer um horário durante o qual não poderá partilhar nada em diversas redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou o MySpace, sem antes provar que está demasiado alcoolizado para o fazer.

Para isso, o programa pede-lhe, por exemplo, que responda uma pergunta, que escreva o alfabeto a começar do fim ou que desenhe um círculo com o cursos do rato.

Experimente em http://www.socialmediasobrietytest.com/ .


A minha primeira reacção foi achar isto ridículo, 'Ah e tal, até já nos tentam controlar pelos posts nas redes sociais', e 'qualquer dia temos que escrever o número do BI para aceder a sites impróprios'. Mas depois vi o video promocional e reparei no infeliz comentário que a Fernanda Trigo faz aos 0:10 (ver video agora), e fez se luz. Claro que a humanidade precisa de um controlo virtual de impulsos quando bebe uns copos a mais, senão todas as sextas e sábados à noite ou de madrugada arricávamo-nos a dizer por comment a uma foto no facebook que o bebé da nossa melhor amiga é feio. Como é que só agora se lembraram de criar esta ferramenta essencial, que no fundo melhora a nossa vida social por não nos deixar dizer a verdade quando estamos bêbedos, provavelmente a única altura onde não há papas nem outros cereais na língua. Outro exemplo de 'frase colocada em rede social enquanto intoxicado' é de um jovem afro-americano que simplesmente twita 'I could really use a milf right noooow'. Sinceramente, quem é que se lembra de ter desejos sexuais enquanto alcoolizado? E ainda por cima à procura de parceira num meio tão limpinho como a internet. Segundo o vídeo, se entrarmos numa rede social depois das horas que nós definimos serem as 'de protecção', esta aplicação faz nos um teste psico-motor que mais parece um jogo do miniclip, a fim de determinar se estamos intoxicados ou não. E o melhor de tudo é que a própria aplicação faz um post nessa rede social a dizer que estamos alcoolizados de mais para fazer posts. Ou seja, para além de nos impedir de divagar nas alturas mais criativas, faz nos o obséquio de dizer a todos os nossos amigos virtuais, colegas de empresa, mulheres e amantes que estamos tão bêbedos que nem conseguimos discernir as letras do teclado para escrever no facebook. Não resisti e alarguei o raio de acção das 'horas de protecção' para fazer o teste agora às 17h da tarde. Quero ver se há alguma informatiquisse que seja mais esperta do que eu com 4 caipirinhas em cima.



2 Comments:

Blogger Pedro Barros said...

A Fernanda Espelta Aveia não fez nenhum insulto ao bébé da outra, apenas disse que ele tem a cabeça grande. Poderia ser considerado como um simples facto e nada mais. Ou até mesmo um elogio, considerando o tamanho da cabeça como directamente relacionado com a vantagem neuronal do bébe em questão.
Em vez de um evitador de comments/posts/likes/shares podiam era prover um advogado virtual que através da sua lábia justificasse estas partilhas menos felizes. Assim tornavamos a coisa muito mais "humana".

11:05 PM  
Blogger pastelDbacalhau said...

lole

1:11 AM  

Post a Comment

<< Home