CodFish @ the movies .2

Dr. No - James Bond #1 (1962)
UK, 110 mins
Realização: Terence Young
Argumento: Richard Maibaum, Johanna Harwood, Berkely Mather e Ian Fleming (romance)
http://www.imdb.com/title/tt0055928/
Desde piqueno que os filmes do 007 exercem um grande fascínio sobre mim, como o devem fazer a muitos rapazes. No fundo todos devemos querer a vida simples e descomprometida do senhor Bond, onde temos que estar no aeroporto daqui a 3 horas para ir fazer espionagem à séria para Kingston, mas chego ao meu quarto para fazer a mala e está uma bela jovem que eu mal conheço semi nua. Good stuff.
O filme começa com um dos genéricos iniciais mais surrealistas que vi, o que para um filme de acção inglês de 1962 é bastante surpreendente. A parte final dos 3 blind mice merece particular atenção. Já não via uma filme a puxar para o antigo há já algum tempo e por isso mesmo estive deliciado nos primeiros 10 minutos com a perfeição homogénia da iluminação, onde nada salta à vista (o que tanto pode ser bomo como mau), e com as falhas de raccord entre os planos da mesma sequência.
Gosto muito de Sir Connery como Bond, todo o charme que ele destila, toda a sua sorte impecável no jogo fazem dele um óptimo 007. A capacidade de sair imediatamente de um duche de desinfecção radioactiva com o cabelo impecável não é para todos, bem como o oportunismo de mandar prender a mulher que o tentou matar só após a ter levado para a cama. As únicas coisas que me preocupam são de facto as belas entradas capilares frontais que o Sir Connery apresenta já neste primeiro 007, apenas com 32 anos de idade.
O final parece-me muito precipitado para toda a tensão que o antecede. Há cinco minutos de Bond a escapar pela ventilação depois usar habilmente a sua sabrina nipónica (ver filme) que me parecem perfeitamente dispensáveis, mas percebo que o espião tenha sempre que ser capturado para depois escapar. Resumidamente, é um belo filme de entretenimento, e como não poderia deixar de ser, acaba com uma grande explosão.
7*/10*
0 Comments:
Post a Comment
<< Home