Thursday, November 19, 2009

This is not a funny post

Ando com um arrepio na espinha desde ontem à noite. Um daqueles tilintares interiores inexplicáveis que se sentem quando passa por nós qualquer coisa arrebatadora. Aconteceu ontem, e da maneira mais contemporânea possível, com a referência a um post no youtube, num chat no Facebook.
Abro aqui e agora a primeira excepção à colocação de um vídeo neste singelo blog. Acredito que é possível, hoje em dia, expressarmos a nossa identidade mostrando ao mundo virtual trabalhos e manifestações criativas de terceiros, fragmentando o que nós somos, os nossos gostos, em Youtube shares no Facebook. Até agora achei por bem separar as minhas influências dos meus próprios 'derrames' ou criações, cada qual no seu site ou rede social, cada macaco no seu galho.
Mas ontem qualquer coisa mudou. A experiência pela qual passei, repetidas vezes, sentado à frente do computador, e que consegui de certa maneira trazer comigo, colocando as músicas no leitor de MP3 (que já funciona), acabou por fundir ambas as coisas, criação com influência, e obrigou-me a pegar na caneta - e posteriormente nas respectivas teclas - e a essencialmente congratular o senhor que fez a(s) obra(s) da qual resulta este meu devaneio.
Não o vou chamar de génio, porque de certeza que ele está farto de ouvir isso das muitas pessoas que antes de mim chegaram ao seu trabalho. As coisas agora têm uma mania de se propagarem à velocidade da luz - ou da fibra - e foi graças a isso mesmo que estas pérolas foram criadas e espalhadas pelo mundo.
Ao ouvir a 1ª e a 2ª e todas as músicas que encontrei senti uma sensação arrepiantemente agradável mas ao mesmo tempo um peso sobre os ombros. Talvez um sentimento de responsabilidade, de mostrar isto ao (meu) mundo, ou até de querer eu próprio fazer qualquer coisa a esta altura, de tocar - ou melhor esmurrar - emocionalmente desconhecidos pelo planeta fora.
Depois de uma mínima e preguiçosa pesquisa percebi que já muita gente ouviu as obras deste senhor, que é um produtor musical israelita, e que já lhe deram o devido valor, o que me tirou algum peso dos ombros. A Time Magazine incluiu a sua obra - ou no contexto, o seu processo criativo - numa lista das 50 melhores invenções de 2009.
Falava no outro dia com o jovem que partilha comigo a tarefa de excrementar coisas neste blog sobre invenções que mudam o mundo como o conhecemos. Pequenas e grandes ideias que nos dão a volta, viram-nos ao contrário e nos põem a pensar e a acreditar de maneira completamente diferente. Kutiman é, para mim, um óptimo exemplo.
Isto não é o futuro, é o agora. Dependemos de inovações tecnológicas para não entupirmos o ciber-espaço de entulho, que aumenta e se vai acumulando a cada segundo com vídeos, receitas, fotos e outras tretas e jóias. Este senhor lembrou-se de reciclar as coisas que ia encontrando, as boas e as más, e criar com esses bocadinhos uma coisa de uma dimensão e de uma multiculturalidade que ainda não parou de ecoar em mim, nem no meu MP3, nem no meu computador. Adorava, neste momento, ouvir as músicas sem conhecer o seu contexto, para ver como me faziam sentir. Será que estaria na mesma, será que me iriam bater na cara e no corpo da mesma maneira? Duvido.
Escolhi um como poderia ter escolhido outro. São todos bons, procurem mais. Vejam, oiçam, pensem, saquem, divulguem e partilhem. É para isso que aqui estamos.

5 Comments:

Blogger Verde Bolacha said...

Pastel. Achei este teu post magnífico. Acho que conseguiste exprimir-te bem. Contudo, sinto que este post fica um pouco desconteextualizado neste blog. Experimenta o panilascomsentimentosecriticasmusicais.blogspot.com

De volta à palhaçada sff

12:14 AM  
Blogger roimatola said...

Damn. Granda Som e Granda Video

11:58 AM  
Anonymous Pipa said...

Obrigado Pastelinho...
Kutiman é de facto um senhor, continua a "postar" coisas destas e
"in tha mean time
I'll still be your friend"

Gostei muito*
Pipa

1:10 PM  
Blogger Rukini said...

Kutiman é sem dúvida um senhor, e o trabalho que ele realizou esta brilhantemente bem conseguido.

Em relação ao teu post já sabia que te tinha batido forte mas como ali o verdusco disse baixaste a fasquia do post para o o nível panisginha ...

De qualquer forma e fora brincadeiras acho que tens toda a razão no que escreveste e da forma que te exprimiste.

6:42 PM  
Blogger Verde Bolacha said...

Agora que o Ruka concorda comigo, retiro o que disse. *

11:06 PM  

Post a Comment

<< Home